• I Go Travel

Experiências a Norte de Portugal

Podemos viajar pelo mundo inteiro e, diga-se, isso sabe-nos sempre muito bem, mas há experiências perto de casa que não hesitamos em viver (e recomendar).

A região Norte de Portugal é, sem dúvida, um dos locais onde as experiências de luxo e autênticas, estão garantidas. Por isso, hoje levamo-lo à descoberta do Porto e do Douro vinhateiro. Por entre quintas centenárias, com histórias familiares incríveis, feitas de desafios e superação, provas de vinhos premiados mundialmente, uma gastronomia regional riquíssima, com sabores típicos e repletos de tradição e as paisagens inconfundíveis daquelas paragens, muito há para ver, fazer e conhecer.


Ir ao Norte é ir ao Porto, claro. Cidade emblemática, mantém o seu espírito boémio patente na arquitetura, cultura, gastronomia e vitivinicultura.


Ali, há tanto para ver. A Catedral da Sé ou a Igreja e a Torre dos Clérigos, são monumentos que contam um pouco da história da cidade e são símbolos de um país, ou não fosse a Torre dos Clérigos é a torre mais alta de Portugal. Lá do cimo, as vistas sobre o Porto são deslumbrantes.




Um passeio pela Ribeira e ficar por lá, sentados numa esplanada a ver o movimento dos barcos rabelo e dos turistas, já nos parece um bom programa.


Uma visita ao Palácio da Bolsa ou à Livraria Lello, tão bonita e especial. Ou ainda uma visita ao Museu Soares dos Reis, que conta com mais de dois séculos de história e é o museu público mais antigo de Portugal, ou a Serralves, mesmo que seja só para dar um passeio pelos jardins.


Mas o Norte não é só o Porto e o rio Douro atravessa terras magníficas que merecem uma visita demorada. A forma mais especial de fazer o percurso rio acima é apanhar o The Presidential Train, pelo menos entre setembro e outubro, altura em que está em circulação. Partir da Estação de S. Bento é, por si só, uma experiência única. A estação, com mais de 100 anos de existência e painéis com 20.000 azulejos, da autoria do pintor Jorge Colaço e que retratam a história de Portugal, é um monumento que quem visita o Porto não pode perder.





O Douro evoca tempos antigos e tradições seculares. Propício a experiências inesquecíveis, o Douro convida a provas de vinhos e visitas a quintas históricas. A oportunidade de ser enólogo por um dia cativa os amantes do vinho e participar na antiga tradição de pisar as uvas é uma experiência a recordar para sempre.


O Douro percorre paisagens que convidam a longos passeios, explorando trilhos e passadiços da região, com paragens estratégicas em miradouros que pedem uma contemplação mais demorada. As aldeias históricas convidam a ficar. No sossego e tranquilidade que já só parece possível em locais assim, quase perdidos no tempo, permitimo-nos um reencontro com o que é realmente importante.


Ao pôr do sol, um passeio de barco ou um piquenique à beira-rio, sempre com os sabores da região.

Mas a região vinhateira não é só sossego. Por isso, aventura e adrenalina também não faltam nas propostas da Luxury Services. Passeios de 4X4 pelos trilhos usados pelos agricultores da região ao longo dos séculos ou passeios de caiaque para os que gostam de água e não perdem a oportunidade de um contacto mais próximo com a natureza são algumas das opções.


E, então, que dizem? Rumamos a Norte?


Este foi um artigo escrito para o blog Simplesmente Branco, parceiro da I GoTravel.

ACOMPANHA-NOS NESTA AVENTURA?

SUBSCREVA A NEWSLETTER E FIQUE

A PAR DE TODAS AS NOVIDADES.

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon