• I Go Travel

Aveiro: uma cidade apaixonante

Descrita como a Veneza de Portugal, Aveiro é uma cidade cheia de carácter, versatilidade e iguarias (estamos a olhar para ti Ovos Moles!).

Desde um passeio pelo centro histórico da cidade, a praticar kite surf na praia da Costa Nova, rodeada pelas casas com as suas típicas riscas verticais, não há como nos cansarmos do esplendor desta cidade.

Se for até à Costa Nova deixe-se encantar com este pedaço colorido da costa portuguesa. A praia é diferente por causa das casas de madeira pintadas com tiras de cores brancas e brilhantes que costumavam ser palheiros e abrigos para os pescadores. Mesmo ao lado, na praia da Barra, encontrará o Barra Light dominante e imponente, o farol mais alto de Portugal. Enquanto lá estiver, também pode aventurar-se no mar a bordo do Santa Maria Manuela, um veleiro de 4 mastros construído em 1937 que foi recuperado e agora navega pelas águas ao redor da área. Uma aventura à sua espera.



Respiramos o ar dos canais, e não temos como negar entrar num moliceiro e fazer um tour pela cidade com o por do sol no horizonte, apreciando cada azulejo de cada prédio.

Aveiro é também a segunda maior cidade do Centro de Portugal, e o lugar perfeito para os amantes de Arte Nova, onde passeando pelas ruas, especialmente ao longo do rio, somos inundados com a magnífica arquitetura deste estilo.

A Ria comunica com Aveiro através de 3 canais: o das Pirâmides (marcado à entrada por duas pirâmides de pedra), que se prolonga no canal Central, o canal de São Roque, que limita a cidade a Noroeste e a separa das salinas; e o canal dos Santos Mártires (ou do Paraíso) que corre para Sudoeste.


A partir do canal Central eixo de referência da cidade, pode construir dois itinerários em Aveiro: - na Margem Esquerda, veja os graciosos edifícios Arte Nova, reflectidos no canal, deambule pelo Mercado do Peixe, pelo bairro da Beira Mar e junto das margens dos canais absorvendo a brisa leve da maresia; - na Margem Direita, visite o Museu de Aveiro, no Convento de Jesus. Monumentos e igrejas, uma vida citadina que se move sob a luz translúcida da Ria completam a sedução desta cidade litoral.

Evidentemente que é indispensável conhecer a Ria de Aveiro. Nos dois circuitos propostos ficará a conhecer o labirinto dos canais, as dunas brancas junto ao mar, as extensões imensas de marinhas com as suas pirâmides de sal. Se gosta de passear a pé pela Natureza, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, é uma proposta irrecusável.

Se tiver tempo, visite também a Fábrica da Vista Alegre, onde é feita a porcelana portuguesa mais internacional, e o Campus da Universidade de Aveiro, um verdadeiro museu de arquitetura portuguesa contemporânea ao ar livre, onde encontrará edifícios projetados por Siza Vieira, Souto Moura, Alcino Soutinho, Carrilho da Graça e Gonçalo Byrne.

Para o seu maior conforto e comodidade sugerimos que fique alojado no maravilhoso Montebelo Vista Alegre Hotel. O hotel está inserido no projeto de recuperação do espaço fabril da Vista Alegre, englobando o Palácio residência dos fundadores da Vista Alegre, o Palácio dos Pintores, a Capela e o Museu Vista Alegre.

Com uma vista panorâmica sobre a Ria, o seu restaurante Vista Alegre acompanha a decoração e ambientes únicos do Hotel. O spa, a piscina exterior e um conjunto de espaços únicos tornam a sua estadia ou evento num momento marcante.

Fotografias fornecidas por: @montebelohotels


Temos a certeza que se vai sentir deslumbrado e apaixonado por esta cidade do Centro de Portugal. Venha connosco.

ACOMPANHA-NOS NESTA AVENTURA?

SUBSCREVA A NEWSLETTER E FIQUE

A PAR DE TODAS AS NOVIDADES.

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon