top of page

Europa e Romance


Lua de Mel ou apenas para uma escapadinha romântica, a Europa está repleta de destinos por descobrir.

Fugir às grandes cidades e encontrar locais mágicos e tranquilos, onde os dias a dois ganham em intimidade e romance, é possível e são essas as sugestões que lhe trazemos hoje.


Castelos medievais em Iseo, na Itália, Bled, na Eslovénia ou no Vale do Loire, em França, transportam-nos para uma época misteriosa e repleta de lendas.


Ou não fosse o romantismo a combinação perfeita para as lendas de amor, como a da ilha exuberante no meio do Lago Bled que conta que quem tocar o sino da igreja terá os seus sonhos concretizados. Em tempos, este era um local de adoração de Ziva, Deusa do amor e da fertilidade. Uma visita imperdível para casais apaixonados com o sonho de construir uma família.


As praças movimentadas, mas acolhedoras de pequenas cidades como Hallstät, na Áustria, Património Mundial da Humanidade, convidam a passeios com paragem para contemplar uma das igrejas do século XII ou, então, para jantar num dos vários restaurantes acolhedores.



E, por falar em restaurantes, um jantar à luz das velas é um programa que não pode faltar entre casais apaixonados. Geiranger, na Noruega, tem excelentes restaurantes, mas ir a uma das várias lojas de queijos ou chocolates e fazer uma ceia romântica e intimista no quarto do hotel também nos soa muitíssimo bem. No dia seguinte, apanhem um barco e deem um passeio pelos Fiordes para ver as cascatas.


Se os passeios de barco vos encantam, fiquem a saber que Veneza e Amesterdão não são as únicas cidades europeias com canais. Há alternativas bem interessantes, com pontes de madeira centenárias que compõem cenários perfeitos para as vossas melhores fotografias ou até, quem sabe, para um pedido de casamento em viagem bem romântico. Annecy, na França, e Giethoorn, na Holanda, são duas opções a considerar.


Paisagens naturais, sejam montanhas cobertas de neve ou lagos de águas profundas, são o cenário ideal para um passeio de mãos dadas. Benasque, em Espanha, é um local propício a caminhadas com vista para a cordilheira dos Pirenéus e em Soglio, na Suíça, respira-se a serenidade que nos chega com o ar da montanha.

E não é porque nos afastamos das cidades grandes que temos de nos afastar da riqueza e diversidade cultural. Pelo contrário. Lucerna, na Suíça, é um bom exemplo disso. Tal como Estrasburgo, Património Mundial da Humanidade, cidade cosmopolita, mas que mantém o seu charme e um ambiente encantador, com muitos espaços verdes que nos chamam para um piquenique. Na Alemanha destacamos Heidelberg, cidade fonte de inspiração para autores como Goethe ou Mark Twain e considerada por muitos como a cidade mais encantadora do país.


As cidades pequenas têm ainda a vantagem de serem mais hospitaleiras. A proximidade com as comunidades locais permite uma experiência diferente e mais rica do ponto de vista social. Viajar é também isso, é deixarmo-nos envolver pelo dia a dia dos locais, é frequentarmos espaços menos turísticos e experienciarmos os costumes e rotinas próprios da comunidade.


Cesky Krumlov, na República Checa, é uma cidade que se presta exatamente a isto. As suas casas pitorescas e fachadas renascentistas fazem desta cidade medieval um local místico, onde é possível deixarmo-nos levar pela tranquilidade das gentes e ficarmos a saborear a atmosfera, fazendo de conta que vivemos mesmo ali.



Passeios de bicicleta ou a pé pelos parques e bosques, um piquenique, um passeio de barco ao entardecer, um jantar romântico num restaurante acolhedor com vista ou ver o pôr do sol de um sítio especial são, quanto a nós, programas bastante apetecíveis quando se procura um destino onde se possa aproveitar o tempo a dois.


Há muito para fazer em cidades assim. E, sobretudo, há calma para o fazer. Locais perfeitos para os que procuram momentos a dois para pôr o namoro em dia ou mesmo para uma Lua de Mel longe dos destinos mais procurados.


Este foi um artigo escrito para o blog Simplesmente Branco, parceiro da I GoTravel.

bottom of page