• I Go Travel

Formentera, as Caraíbas da Europa

Praias de uma beleza imensa e a água do Mar Mediterrâneo, além de nos hipnotizar com o seu azul forte, é quente o suficiente para não querermos sair. E o melhor de tudo? Fica a escassas duas horas de distância.

Localizada no sul de Ibiza, Formentera é a menor, mais rústica e mais tranquila das Ilhas Baleares e a mais bem conservada do arquipélago.


Uma ilha cheia de luz, um destino com um clima suave que conta com mais de 2.800 horas de sol por ano que permitem desfrutar do seu maravilhoso entorno natural e das suas belas praias. É de junho a setembro que o clima é mais agradável. As temperaturas são amenas e constantes e a água do Mar Mediterrâneo pode atingir os 26 graus no pico do verão, em agosto.



Como visitar Formentera?

Esta ilha mantém-se menos explorada do que Ibiza, Mallorca e Menorca por ser a única ilha do arquipélago sem aeroporto, portanto o acesso não é tão direto. Só há uma maneira de chegar a Formentera: de barco. A grande maioria das embarcações saem de Ibiza ou param em Ibiza antes de ir ao porto de La Savina, em Formentera. Mas há algumas que fazem o caminho direto que sai das cidades de Denia ou de Valencia.

Para circular pelas belas enseadas, caso não tenha um iate, aconselhamos a alugar um carro ou uma scooter assim que chegar ao porto, em La Savina, o ponto mais movimentado de Formentera. Num dia conseguirá visitar toda a ilha.

A ilha tem cerca de 20 quilómetros de praia, umas mais pequenas, as chamadas calas, protegidas por rochedos e arvoredo, outras mais extensas, como a de Migjorn, no sul da ilha, umas mais movimentadas, como a de Es Pujols, e outras mais desertas, como a Playa de Ses Canyes. Há de tudo e, acima de tudo, há um ambiente descontraído que fica bem com roupa leve e chinelos de praia.


O que visitar?

Não faltam lugares deslumbrantes para visitar. Um dos locais obrigatórios é o Parque Natural de Ses Salines, no norte da ilha, uma espécie de língua comprida que parece querer esconder-se mar adentro. Trata-se de um espaço protegido formado por um rico ecossistema, onde convivem diversas espécies animais e vegetais endémicas. As praias Les Illetes e de Llevant completam o cenário impressionante deste lugar. É dos areais mais procurados pela sua beleza. S’Espalmador é um pequeno ilhéu a cerca de 150 metros da costa, no final deste parque, que é possível visitar.

Na outra ponta da ilha, encontramos o ponto mais alto, assinalado pelo Farol de la Mola, construído sob as ordens da rainha Isabel II sobre um rochedo com 120 metros de altura e que funciona desde 1861. A capital administrativa é San Francisco Javier e possui uma igreja do século XVIII, que chegou a servir de fortaleza contra os ataques de invasores.

Es Copinyar, a sul, é uma praia que, apesar de ser bastante movimentada, é muito bonita e agradável; Cala Saona, um pequeno areal envolto por enormes rochedos; Ses Canyes, uma praia mais tranquila e com menos pessoas; Llevant, um areal extenso, onde é possível encontrar amplos lugares com pouca gente; e Es Pujols, uma zona mais movimentada com restaurantes, bares, lojas, discotecas e um ambiente bem descontraído, com várias baías e uma água de um azul que nos delicia.


Fotografias de: @apipocamaisdoce


Onde comer?

Para as suas refeições serem tão deslumbrantes como as paisagens e as águas quentes e cristalinas existem vários restaurantes que não vai querer perder como: Chezz Gerdi Formentera, A Mi Manera, Can Vent, Blue Bar Formentera, Ristorante Can Carlos e 10punto7.

Fotografias de: @apipocamaisdoce

Onde ficar?

Ficar neste paraíso pode ser ainda mais incrível se tiver experiências cómodas, relaxantes e com o melhor serviço, por isso aconselhamos os seguintes locais para a sua estadia: o Insotel Playa Formentera, o Blanco Hotel Formentera, o Gecko Hotel e o Cala Saona Hotel&Spa.


Fotografias de: @Insotel Playa Formentera e @Blanco Hotel Formentera



Fotografias de: @Gecko Hotel e @Cala Saona Hotel&Spa

A querida @apipocamaisdoce ficou rendida à água límpida e morna, ao pôr-do-sol fantástico e aos sítios lindos para almoçar com vistas fantásticas para a praia.


Sem dúvida um destino que não vai querer perder! Vamos viajar em segurança?

Video fornecido por: @visitformentera



ACOMPANHA-NOS NESTA AVENTURA?

SUBSCREVA A NEWSLETTER E FIQUE

A PAR DE TODAS AS NOVIDADES.

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon