top of page

Guimarães, cidade Berço de Portugal

Guimarães, considerada a cidade-berço de Portugal, é uma cidade histórica e charmosa, e a sua vasta história reflete-se em inúmeros monumentos nacionais e edifícios icónicos espalhados por toda a cidade.

Os portugueses consideram Guimarães como o local de nascimento de Portugal, dado que foi aqui que nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Afonso foi batizado na antiga Igreja de São Miguel do Castelo, o pequeno santuário situado em frente ao castelo.


A batalha que fundou Portugal como um país independente foi travada nas redondezas de Guimarães e foi apelidada de Batalha de São Mamede, em 1146. Após esta vitória, Guimarães tornou-se a capital temporária do país, mas após 20 anos a capital foi substituída por Coimbra, devido a razões logísticas.


Como destino turístico, existe imenso para ver e fazer em Guimarães, o que faz desta uma alternativa vivamente recomendada para quem se encontra hospedado no Porto.



Guimarães é um destino belíssimo e um exemplo magnífico de uma cidade tradicional e pacífica do norte de Portugal. No interior do centro compacto existem calçadas estreitas, belos exemplos de arquitetura medieval e praças adoráveis, preenchidas com cafés ao ar livre.


O número de importantes monumentos históricos foi reconhecido pela UNESCO, que declarou a cidade como Património Cultural da Humanidade em 2001. Guimarães é mais do que apenas uma relíquia histórica: existe uma excitação e propósito sobre a cidade, devido em parte à vasta população estudantil que frequenta a universidade.


A Guimarães atual soube conciliar, da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas, que se manifestou na nomeação para Capital Europeia da Cultura em 2012, factores que levaram Guimarães a ser eleita pelo New York Times como um dos 41 locais a visitar em 2011 e a considerá-la um dos emergentes pontos culturais da Península Ibérica.




Quando falamos em Guimarães não nos podemos esquecer da cidade-vizinha de Braga, também com um vasto património cultural, sendo apelidada de “cidade barroca”. Apesar de terem como foco o turismo cultural, a apenas 1 hora de distância encontramos as montanhas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o que permite usufruir da natureza – rios, ribeiras, cascatas,… - todas paisagens são deslumbrantes. Pode também visitar outras cidades e vilas igualmente apaixonantes como Ponte de Lima, Caminha, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Fafe e Barcelos.

Se quiser conhecer Guimarães e estas outras cidades apaixonantes da zona do Minho tem várias opções onde ficar: o Carmo's Boutique Hotel (Ponte de Lima); o Paço de Vitorino Hotel Rural (Ponte de Lima); o RinoTerra (Caminha); o FeelViana (Praia do Cabedelo); e a Quinta da Bouça d'Arques (Viana do Castelo).



Fotografias fornecidas por: @carmosboutiquehotel e @pacodevitorino.hotel



Vídeo fornecido por: @rinoterraminho



Todos estes atributos e contributos fazem de Guimarães uma cidade atrativa para se viver e, por conseguinte, atrativa para se visitar.



Vamos conhecer o lindíssimo berço de Portugal?



Vídeo fornecido por: @visitportugal

bottom of page