top of page

Lua de Mel em Portugal


Quem disse que a Lua de Mel tem de ser no estrangeiro?

Portugal é um país riquíssimo em paisagens, cultura e história. Há cada vez mais hotéis de qualidade reconhecida internacionalmente, temos um clima é ameno e um povo tranquilo e acolhedor.


Só assim, já reunimos ótimas razões para ficar por cá e conhecer melhor alguns locais.


O Gerês é um deles, com natureza e paisagens deslumbrantes. Uma caminhada por um dos trilhos do Parque Nacional Peneda-Gerês soa-nos a programa romântico. Se terminar com um mergulho numa lagoa com cascata – no verão! - ainda melhor. E as aldeias típicas daquela região? Pitões das Júnias, Castro Laboreiro, Brufe, Soajo, Lindoso… são simplesmente apaixonantes.



Uma viagem pelo rio Douro também nos seduz. E já vos contámos como o Porto e o Douro vos podem proporcionar experiências extraordinárias a dois (LINK PARA ARTIGO SOBRE EXPERIÊNCIAS A NORTE DE PORTUGAL). Património mundial da UNESCO, é um roteiro que não pode ficar de fora dos planos de quem escolhe a região Norte para a Lua de Mel.


No centro do país, não podemos deixar de parar em Aveiro, para um passeio de moliceiro, ou em Coimbra. A cidade dos amores, cuja história foi eternizada por Inês de Castro e D. Pedro, é símbolo do Amor. Além disso, visitar a Universidade e a Alta da cidade, também Património mundial, é entrar no espírito académico e nas suas tradições.


Ali bem perto, uns dias nas Aldeias de Xisto da Serra da Lousã convidam ao namoro. Escondidas por entre a vegetação arborizada, as aldeias de xisto são um dos segredos mais bem guardados do nosso país. Neste mundo mágico, onde as horas passam mais devagar, há pessoas autênticas e acolhedoras, prontas a receber quem as visita. Quer procurem tranquilidade ou aventura para a vossa Lua de Mel, encontram tudo isso por lá.


E, por falar em lugares mágicos, lembramo-nos de Óbidos. Vila muralhada, com o seu castelo tão bem preservado, lembra contos de fadas, com príncipes e princesas. Se fecharmos os olhos, conseguimos facilmente imaginar a vida que se vivia ali nos tempos medievais. E uma ginginha fica sempre bem num brinde ao vosso amor.



Outro local assim é Sintra. Envolta em histórias e lendas, Sintra é, talvez, a vila mais romântica do nosso país. Até o nevoeiro que lhe é característico contribui para aumentar o seu misticismo. Ali, tudo parece saído de um conto cheio de mistérios. Com a vantagem de ser perto de Lisboa, pode ser o destino ideal para noivos de outras partes do país que querem combinar uns dias de cidade com praia e serra.


Mas avancemos, agora, mais para Sul. A uma curta distância de Lisboa, encontramos a Comporta.


Fotografias fornecidas por: @sublimecomporta


Considerada, em 2017, como o 25.º melhor destino do mundo pelo New York Times, apaixona pelas suas praias de areais extensos e pela simplicidade das suas gentes. Um passeio de cavalo na praia ou uma visita ao Cais Palafítico da Carrasqueira ao pôr do sol são motivos suficientemente românticos para ficar uns dias por estas paragens, não acham?


Continuando, e já no Alentejo, a I Go Travel e a Luxury Services sugerem Évora, Castelo de Vide ou Monsaraz. A história, a arquitetura e a boa gastronomia do Alentejo já há muito nos conquistaram. Mas, se for preciso encontrar mais razões para uns dias nesta região, passar a Lua de Mel numa casa-barco no meio do Alqueva eleva as expectativas de quem quer uns dias bem especiais a dois.


Por último, o Algarve. Ainda há locais fora dos grandes aglomerados turísticos que combinam na perfeição com intimidade e exclusividade, como se quer na Lua de Mel. Se não souberem onde ficam, a I Go Travel e a Luxury Services têm os parceiros certos para vos indicar.



Não podemos terminar este artigo sem falar das ilhas. Se andar de avião não é um problema, os Açores e a Madeira podem ser o vosso destino. Caminhem por paisagens deslumbrantes com densas florestas costeiras, joguem golfe em alguns dos melhores e menos explorados campos do mundo, deixem-se ficar a relaxar em piscinas naturais e lagoas com cascatas, ⁠ observem golfinhos e baleias, pratiquem desportos náuticos e, claro, comam (sempre) bem. Nós íamos já hoje!


Está provado que não faltam boas opções de Norte a Sul do país. Não há mesmo desculpa para não ter uma Lua de Mel especial e guardar as melhores recordações dos primeiros dias oficialmente vividos a dois.



Este foi um artigo escrito para o blog Simplesmente Branco, parceiro da I GoTravel.


bottom of page