Menorca, um refúgio de luxo

A ilha mais bonita das Baleares tem praias de água morna e cristalina com areais limpos e rodeadas por natureza selvagem. Ainda pouco explorada, é a escolha ideal para quem procura exclusividade a apenas 2h de Lisboa.

Mais pequena que a sua irmã Maiorca, Menorca é uma ilha mais rural, acolhedora e sem turismo massificado. É dona de paisagens absolutamente idílicas que parecem postais irrealistas. As enseadas protegidas emanam romance - o azul turquesa e o verde vivo casam de forma perfeita, as vilas são simpáticas e charmosas.


O clima é suave e típico mediterrânico, sendo agradável para banhos entre Junho e Outubro. A água do mar varia nessa altura entre os 22 e 26 graus, com o pico da temperatura em Agosto, geralmente.


Menorca foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO dada a grande diversidade de habitats. A ilha é também um refúgio para os animais e plantas. Se é apaixonado pela natureza, verá neste destino uma oportunidade para trilhos e caminhadas.



Como visitar Menorca?

A ilha Menorca tem aeroporto - o Aeroporto de Mahon. Há oferta de voos diretos especiais desde Lisboa ou regulares com escala em Madrid/Barcelona (fale connosco para saber mais).

Aconselhamos a alugar um carro para poder visitar toda a ilha. Essa é a melhor forma de explorar várias praias e conhecer as vilas encantadoras. A estrada principal atravessa a ilha de leste a oeste, de Mahon a Ciutadella (45 min). A partir desta estrada, as secundárias levá-lo-ão até às localidades e praias. Não existe uma rota circular, por isso é sempre necessário voltar à estrada principal. Percorrer as estradas em Menorca já é, em si, uma atração, pois sente-se de perto o ambiente mediterrânico e rústico da ilha.


Se o propósito da viagem é exclusivamente relaxar e aproveitar a praia ou se viaja com crianças pequenas/bebés, então a solução será ficar na Cala Galdana, uma praia extensa com boas infraestruturas. Mais abaixo recomendaremos hotéis.


O que visitar?

Há dezenas de praias deslumbrantes de norte a sul da ilha. Algumas são acessíveis apenas por caminhada depois de estacionar o carro ou estão ligadas entre elas por um trilho. Como as "calas" (enseadas) mais escondidas não têm restaurantes/bares, aconselhamos levar algo para petiscar. Algumas das praias mais bonitas são, começando pelo sul: Cala Turqueta, Cala Macarella e Cala Macarelleta, Cala Mitjana e Cala Mitjaneta. A Cala Galdana é uma das praias mais conhecidas da ilha, muito bonita, extensa e conta com todos os serviços necessários. A norte, conheça pelo menos a Cala Tortuga, que faz parte do Parque Natural de Albufera de Grau.

Não pode deixar de passear no centro histórico de Ciutadella, a antiga capital da ilha. Binibeca é uma vila piscatória que também merece a visita. Perca-se nas ruas estreitas ladeadas por casas brancas que fazem lembrar as ilhas gregas ra ponta da ilha.


Se tiver oportunidade, reserve um passeio de iate - uma das formas mais agradáveis e tranquilas de conhecer a ilha de um ponto de vista diferente e descobrir lugares inacessíveis, surpreendentes e desertos.


 

Onde comer?

Para beber um copo e um momento especial ao pôr do sol, não pode perder o Cova Den Xoroi.


Para refeições de qualidade, sugerimos restaurantes como: o El Rais, na Marina de Mahón, o Trébol. Em Binibeca, sugerimos o Salitre (CalaMar Menorca). Na Ciutadella de Menorca tem várias opções excelentes, que pode ver aqui.

 

Onde ficar?

A experiência positiva em Menorca depende também, e em grande parte, do local selecionado para a sua estadia. O verão de 2022 ficou marcado pela abertura do Villa Le Blanc Gran Meliá, a uns passos da Praia de Santo Tomás. A I GoTravel teve a oportunidade de o visitar e comprovar que é um Hotel de Luxo diferenciado, muito charmoso e bem localizado. Fica entre Mahón e Ciutadella, um bom ponto de partida para descobrir a ilha. Os espaços são amplos, clean, iluminados, com vistas impressionantes para o mar. Recomendamos para casais que procuram conforto e tranquilidade.



Fotografias de: @Villa Le Blanc, a Gran Meliá Hotel - The Leading Hotels of the World


Também da cadeia Meliá, recomendamos o Meliá Cala Galdana, um hotel 5* em frente à Cala Galdana, com vistas para as águas cristalinas dessa praia magnífica. A Cala Galdana, ao contrário de outras "calas", tem infraestruturas que fazem desta opção "kids-friendly". Sem dúvida adequado para casais, mas especialmente para famílias com crianças.

Fotografias de: @Meliá Cala Galdana


Menorca espera por si... Conte connosco para planear esta viagem de sonho!

Video fornecido por: @Gran Meliá Hotels & Resorts