• I Go Travel

O paraíso existe e está dentro de Portugal: Férias e praia na Arrábida

Visitar a Serra da Arrábida é visitar um dos destinos de natureza mais completos de Portugal.

A menos de 1 hora de distância de Lisboa, este paraíso que combina as águas cristalinas e calmas de tons azuis do mar com o verde da vegetação das serras dá o colorido perfeito para uma evasão na natureza. Pode-se dizer que a Mãe Natureza deu o seu melhor quando criou este cantinho de Portugal!

O Parque Natural da Arrábida estende-se ao longo da linha que une Sesimbra a Setúbal. Algumas das suas localidades mais emblemáticas incluem Azeitão, o Palácio da Comenda, o Portinho da Arrábida ou o Cabo Espichel, por exemplo.

Situado junto ao mar, o parque oferece uma das paisagens mais deslumbrantes da costa perto de Lisboa. O ponto mais alto encontra-se na Serra do Risco, uma magnífica arriba com 380 m de altura. Para conhecer bem esta região aconselhamos que alugue um carro mas também que esteja disposto a algumas caminhadas.

Os passeios de orientação ou de bicicleta são uma boa sugestão para conhecer este lugar exemplar, de pura vegetação mediterrânica do país. Pode escolher o nível de dificuldade mais adequado e até se podem fazer percursos noturnos. Como uma muralha verde a pique sobre o Atlântico, a serra abriga pequenas enseadas de areia branca e, apesar de estar à porta do Oceano, o mar aqui quase não tem ondas.


O Portinho da Arrábida é uma das praias mais bonitas e um bom spot de mergulho, com fauna e flora, únicas, por descobrir nas águas límpidas da pedra da Anixa, uma ilhota em frente ao areal. Galapos, Galapinhos e a escondida Praia dos Coelhos são outras praias nesta paisagem protegida, que vale a pena explorar. Já a praia da Figueirinha é uma das mais frequentadas. Para conhecer estas praias o mais prático é partir de Setúbal em direcção à serra da Arrábida.

Mas o Parque Natural da Arrábida é muito mais do que serra e mar. Do Parque faz parte a história que ainda hoje subsiste em monumentos seculares que continuam a contar a história do “nobre povo” português e das suas conquistas.

A Reserva Natural do Estuário do Sado tem outros atrativos. Sejam os golfinhos que nos acompanham nos passeios de barco ou pelo facto de ser um local de observação de aves especial, com mais de 250 espécies que se podem avistar. O Moinho de Maré da Mourisca é um dos melhores sítios para o fazer.


Fotografias fornecidas por: @visit_lisboa

Para melhor desvendar os segredos do Sado, sugerimos um passeio à vela nos galeões do sal, embarcações tradicionais que percorrem o rio até à Arrábida, ou mesmo numa traineira. O contraste entre o branco das salinas, o azul do rio, o verde dos pinhais e o dourado da areia são a garantia de um tempo bem passado.

Com sorte, o passeio será alegrado pelo símbolo do estuário - os golfinhos, que nos acompanham com magníficos mergulhos. Para um ponto de vista diferente, um voo de balão é uma ótima sugestão e uma experiência que não se esquece.

Mais uma vez, a IGT aposta nas melhores parcerias, para lhe dar as melhores experiências e o melhor conforto e, por isso, se decidir passar as suas férias na Arrábida, sugerimos o Hotel Casa Palmela, onde se pode desligar do mundo, em pleno coração do Parque Nacional da Arrábida.


Fotografias fornecidas por: @hotelcasapalmela


Entre a calma, o descanso e as vistas de perder o fôlego, existem muitas outras experiências que pode acrescentar à sua visita como um jantar romântico no deck do Sobreiro, uma massagem a dois ao ar livre, um passeio de barco com prova de vinho, queijo e ostras, um cruzeiro no sado para ver os golfinhos ou até fazer pão tradicional num moinho. Escolhas não faltam!

Temos a certeza que se vai sentir relaxado e vai querer voltar mais vezes a este paraíso português. Venha connosco.

ACOMPANHA-NOS NESTA AVENTURA?

SUBSCREVA A NEWSLETTER E FIQUE

A PAR DE TODAS AS NOVIDADES.

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon