• I Go Travel

Sardenha: o destino mais versátil na Europa

O que fazer na Sardenha, em família ou a dois


Umas férias na Sardenha podem parecer o cliché turístico, mas nem por isso perdem a capacidade de deslumbrar. Com águas cristalinas de cor turquesa e cidades charmosas, a Sardenha consegue ser um destino perfeito para famílias, mas também agradar a casais e namorados que procuram uns dias tranquilos.





Por que escolher a Sardenha?

Localizada no Nordeste da Itália, a Sardenha é a segunda maior ilha do Mediterrâneo, com quase dois mil quilómetros de litoral, repleta de uma flora e fauna com espécies raras.


O esplendor natural desta ilha estende-se ainda às baías viradas para o mar, por entre rochas escarpadas.


Mas a beleza e o encanto da Sardenha vão além das praias. Com uma riqueza histórica e cultural invejável, a Sardenha possui inúmeros vestígios da ocupação de diferentes povos ao longo dos anos, o que a torna um local único e muito especial.


Não podemos falar da Sardenha – e de Itália, no geral – sem falarmos na gastronomia. Delicie-se com pratos tipicamente mediterrânicos, mas também iguarias típicas da ilha: Pecorino Sardo (queijo), Pane Carasau (pão semelhante ao pão sírio, mas crocante), Culurgiones (pasta recheada com queijo pecorino, batata e menta) ou o porceddu (porco assado no espeto e temperado com ervas).




Férias em família na Sardenha

Dependendo das idades dos seus filhos, poderá querer de optar entre diferentes possibilidades. Mas, sendo a Sardenha uma ilha bastante grande e com diferentes ofertas, não terá dificuldade em encontrar um roteiro que agrade a toda a família.


Comecemos por Cagliari, a conhecida capital da ilha, onde há atrações para todos os gostos. Passear pelo Il Castello, o bairro tradicional da parte alta da cidade, onde a maioria das atrações turísticas está localizada, com paragem na Catedral de Cagliari ou no Palazzo di Citta para apreciar as pinturas e tecidos da ilha. Uma visita ao Mercado de San Benedetto é obrigatória para experimentar todas as iguarias da Sardenha. Perto do centro da cidade, encontrará a Praia Poetto, uma das mais longas da Itália.

Mas há outros locais para explorar. Alghero, localizada no norte da ilha, é um deles. Com grande importância histórica e um charme peculiar, transporta-nos para a Idade Média e aprender mais sobre a fusão de culturas que hoje compõem a cultura da Sardenha.


Continuando pelas cidades que vale a pena conhecer, chegamos a Bosa, uma pequena cidade com casas em cores pastéis. A ponte Vecchio e o Castelo de Serravalle são dois locais de destaque.


Mas há muito mais a descobrir além das cidades.


Os Nurague de Barumini deslumbram e intrigam quem os visita. Os nuraghes são estruturas rochosas da Idade do Bronze e da civilização Nuráguica que terão sido usados ​​como torres de observação e para rituais sagrados.


Orgosolo, uma aldeia de montanha, esconde também alguns tesouros que farão as delícias dos mais jovens, com os seus famosos murais e pinturas nas fachadas das casas.



As cavernas de Netuno são outro imperdível durante uma viagem à Sardenha. Que criança não irá ficar fascinada por entrar numa gruta de barco?


Por último, não podemos esquecer as praias. São muitas e para todos os gostos. Na Costa Esmeralda, destacam-se as praias de Spiaggia del Principe e Cala Moresca. Mas Cala Coticcio, no arquipélago de La Maddalena, e a praia de Cala Luna farão também as delícias daqueles que se atrevem a uma caminhada para lhes aceder. No entanto, se o que procura é uma praia perfeita para as crianças, Cala Brandinchi, em San Teodoro são 700 metros de praia com areia fina e branca e água cristalina.



Férias a dois na Sardenha

Umas férias inesquecíveis na Sardenha também são possíveis quando se viaja em casal.

Para alguma tranquilidade e escapar aos locais mais concorridos, procure praias isoladas como Cala Brigantina ou Cala Coticcio, na Ilha Caprera.


Alugue um barco e percorram parte da costa por uns dias.


Em Porto Cervo deslumbre-se com os iates e as lojas mais luxuosas. Não será difícil encontrar restaurantes charmosos onde possam jantar tranquilamente a dois. Mas, se também procuram festa e um ritmo de vida sofisticado, inclua a cidade de Porto Torres no vosso roteiro para viver uns dias bem no centro do luxo e exclusividade da Sardenha.


Para experiências de luxo e amantes de vinho, recomendamos que participem numa visita às vinhas na região de Cagliari com a respetiva degustação.


Visitar a Sardenha é ainda aproveitar para visitar ilhas vizinhas. O arquipélago La Maddalena é imperdível e merece que fique por lá uns dias.


A Sardenha é uma ilha cheia de possibilidades. Em família ou em casal, não faltam pontos de interesse que tornarão as suas férias muito especiais. Acredite que é possível encontrar um destino à medida das suas necessidades.



A Sardenha é prova disso mesmo.


Não acredita? Entre em contacto connosco que nós explicamos-lhe como.




ACOMPANHA-NOS NESTA AVENTURA?

SUBSCREVA A NEWSLETTER E FIQUE

A PAR DE TODAS AS NOVIDADES.

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon