top of page

Trás os Montes, descubra o coração e a alma das montanhas

Deixe a agitação da cidade para trás e entre numa região feita de beleza natural, sabores, memórias e tradições.

Perca-se entre platôs e montanhas majestosas, cidadezinhas, vilas históricas intocadas e águas termais purificantes... Descubra-se entre a hospitalidade genuína das pessoas com orgulho nos seus costumes.


Aqui, no norte de Portugal, pode encontrar alguns dos recantos mais genuínos do nosso país. Aldeias preservadas que parecem paradas no tempo, tradições milenares, castelos, áreas naturais protegidas e vida selvagem. Trás-os-Montes e Alto Douro possui quase tudo aquilo que um turista procura para ter umas férias fantásticas. Aliado a tudo isto, uma riqueza gastronómica impressionante e um povo genuíno, acolhedor e hospitaleiro que o fará sentir em casa.

Esta região, situa-se no Nordeste de Portugal continental, correspondendo aos distritos de Vila Real e Bragança, bem como a quatro concelhos do distrito de Viseu e a um concelho do distrito da Guarda.


Além da vinha - em especial a vinha da Região Demarcada do vinho do Porto, onde a paisagem se individualiza com as suas imensas encostas e quintas -, produz culturas como o centeio, a cevada e a batata.

Esta região apresenta, nos seus principais pratos típicos, o pão e as bolas; bacalhau, queijos, alheiras e qualquer fumeiro transmontano, presunto, cabrito e vitela, com destaque para a posta mirandesa; peixes de rio, como a truta; grelos, feijão, cogumelos e castanhas; folares, queijadas e bolos de mel, entre outros.

A região de Trás-os-Montes é uma das mais ricas em achados arqueológicos de toda a ordem e de todas as épocas. São de assinalar as estações do paleolítico da serra do Brunheiró e Bóbeda, bem como dólmens e povoados do período Neoeneolítico. A famosa ponte de Trajano (Chaves) é um dos melhores exemplos da arquitetura romana em Portugal.



Esta região possui um cultura popular muito rica, patente, por exemplo, nos seus dialetos (sendinês, mirandês, guadramilês e riodonorês). A música tradicional é uma das mais relevantes do país. São de um lirismo extremamente sóbrio e penetrante, quer os hinos sagrados e cânticos de trabalho, quer os poemas de amor e de morte em que se expande a alma do povo duriense e transmontano.

O que pode fazer em Trás-os-Montes? Explorar rotas no Parque Natural do Douro Internacional - nesta zona, o Douro talha um vale profundo que separa Portugal e Espanha; conhecer o Palácio de Mateus, em Vila Real; conheça as melhores praias fluviais de Portugal na Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo (Praia da Fraga da Pegada - melhor praia fluvial de Portugal), concelho de Macedo de Cavaleiros; visitar a cidade de Chaves, onde fica localizado o romântico Vidago Palace Hotel, visite a Ponte Mizarela (sobre o rio Rabagão), edificada na Idade Média, presenteia os visitantes com um dos cenários mais idílicos e mágicos de toda a região transmontana.


Fotografias fornecidas por: @Pedras Salgadas Spa&Nature Park


Para pernoitar nesta região fantástica, aconselhamos o Pedras Salgadas Spa&Nature Park (ecológico; com casas na árvore), o Vidago Palace ou a Pousada Bragança.

Fotografias fornecidas por: @Vidago Palace


Fotografias fornecidas por: @Pousada Bragança



Para um jantar com o melhor paladar desta região recomendamos o Restaurante G (estrela michelin); o Cais da Villa; a Taberna do Carró; e o Solar Bragançano.



Uma excelente opção para fugir a multidões, descansar e explorar uma das regiões mais genuínas de Portugal. Locais onde se vai querer perder. Vamos?


Video por: @visitportugal



bottom of page